Este é o post #5 sobre #educacaofinanceira em continuidade ao anterior, em que escrevi sobre etapas importantes para conquistar a  #independenciafinanceira

Em planilha, em papel ou um quadro, o que importa é que você o faça e esteja disposto a olhar pra ele depois de pronto. Não “esqueça” nada. Classifique suas despesas em:

a) Fixas ou temporárias
b) Essenciais ou opcionais

Feita essa classificação, uma 1ª observação:

Se suas despesas mensais superam suas receitas, está na hora de começar a redução. E o caminho é começar pelas opcionais. Não importa se são “baratas”. Tudo aquilo que não está no seu budget pode considerar como “caro”, mesmo que custe pouco. NO MOMENTO, você não pode. Ponto. Estou falando de cartões de crédito e suas anuidades (você precisa pagar para ter um cartão de crédito???) Ah, inclua nessa lista Spotify, Netflix, Amazon Prime, clubes de milhas, de vinhos, de bebidas… assinaturas diversas. Você pode dar um tempo nelas, não pode?

Em seguida, é hora de olhar as essenciais e ver quais delas podem ser reduzidas. Pra quê um plano com 16GB de internet móvel se você está trancado por causa de uma pandemia? Personal? Sorry! Força de vontade para ter uma saúde financeira é tão importante quanto saúde física!

No post #6 tem mais, falta falar do orçamento anual…

Deixe um comentário