Se você se interessou neste texto, pode ser que se interesse pelo que publicamos anteriormente, quando demos um panorama geral sobre os FIIs. Essa publicação está disponível clicando nesse link.

Realizamos pesquisas sobre a performance dos fundos e definimos 2 tipos de rankings para os Fundos de Investimentos Imobiliários:

1º Ranking: Valorização da cota + Proventos pagos em 2020

2º Ranking: Valorização da cota em 2020

Vamos começar pelos campeões de 2020?

Fonte: Clube FII

O que vimos acima foi o 1º Ranking, ou seja, o desempenho que leva em consideração tanto a variação da cota do fundo, como também os proventos (a renda passiva) que foi paga em 2020.

A seguir, vamos observar como se comportou a variação desses fundos, desconsiderando os dividendos pagos (2º Ranking)

Fonte: Clube FII

Agora, vamos conferir o desempenho dos piores FIIs em 2020?

Começando pelo 1º Ranking:

Fonte: Clube FII

E, para concluir, vamos ao 2º Ranking:

Fonte: Clube FII

É por isso que recomenda-se atenção antes de selecionar uma modalidade de investimentos, seja ela qual for. No caso, pudemos verificar que Fundos de Investimentos Imobiliários apresentaram desempenhos bem distintos, e são reflexo da política de investimentos de cada Fundo, bem como da situação atípica que vivemos em 2020 com a pandemia.

E, qual seria o benchmark? Ou seja, há algum parâmetro para poder comparar se o desempenho destes fundos se destacou positiva ou negativamente em relação a um índice de mercado?

Sim, existe um índice de mercado, o IFIX. Mas, vamos deixar este tópico para um post específico, ok?

Quais as tendências para 2021?

Em 2021 está prevista a taxa de juros em patamares historicamente muito baixos (mesmo com uma projeção de pequena elevação no último trimestre) e por isso, espera-se que os Fundos Imobiliários continuem atraindo investidores (falamos sobre isso aqui). O investidor, quando submetido a agir, mediante tal cenário vê duas opções para conseguir rentabilidade melhor (e daí vem a importância de um planejador financeiro para ajudar nesse momento).

  • Assumir maiores riscos ;
  • Investir o seu dinheiro no longo prazo.

Nos Fundos Imobiliários, pode-se encontrar rentabilidade de 7 a 8% ao ano. Mas, o investidor precisa estar preparado para oscilações, ou seja, ele deve estar enquadrado num perfil de investimentos adequado, sendo tolerante ao nível de risco que ele apresenta. Nesse caso, ele pode se dar bem nesse segmento.

Para concluir, que tal umas indicações de especialistas?

Segundo informações levantadas pelo site Infomoney, em pesquisa com diversas corretoras, os Fundos Imobiliários de galpões logística foi um segmento com bastante êxito em 2020, durante a pandemia, em função do crescimento do e-commerce e todas as regras de distanciamento impostas.

Embora tenham surgido três indicações para o mês de fevereiro, eu ficaria com apenas duas, com base nos meus critérios de seleção. Os meus FIIs preferidos seriam BTGL11 (Banco Pactual Logística) e VILG11 (Vinci Logística). Porém, devo informar que não é nenhuma recomendação particular, apenas estou compartilhando o que eu entendo ser aplicável ao meu perfil de investimentos, ok?

Nada de sair por aí dizendo que o Multixplique recomendou este ou aquele investimento, ok?

Uma observação: Ambos fundos não estão entre os melhores desempenhos de 2020, o que confirma a máxima que “rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura”.

Quais seriam os fatores que justificariam a indicação dos fundos imobiliários, segundo o site Infomoney?

De forma resumida, a recomendação baseia-se na premissa de que além de imóveis com boa localização, os contratos de locação tem uma maior durabilidade do que a convencional, garantindo um fluxo de caixa com empresas de grande porte, como por exemplo Natura, BRF, Itambé, no caso do FII do Banco Pactual e Magazine Luiza e Tok Stok, no caso do FII da Vinci Partners.

Se você gostou deste texto, comente. Se você deseja saber mais sobre este ou outros investimentos, visite periodicamente nossa página.

#multixplique

Deixe um comentário