Este é o post #1 da nova série sobre Investimentos em Renda Fixa do Portal Multixplique.

Se você sempre investiu em Poupança e acredita que vai ler algo positivo sobre esse tipo de aplicação financeira, preste muita atenção nos 2 avisos a seguir:

1 – Poupança sempre foi o pior investimento de renda fixa! Não sei por qual motivo ainda chamam de “investimento”.

2 – Esta é a única vez que você irá ler algo sobre poupança neste Portal.

Mesmo quando a poupança rendia 6% a.a. + TR, havia diversos outros investimentos melhores na época e você provavelmente não imaginava que estavam disponíveis! Então, é hora de aprender que existe muito mais opções para fazer seu patrimônio render do que deixar ele aplicado na poupança.

Vamos então começar a falar sobre outros investimentos considerados de baixo risco, para você começar a investir e obter rentabilidades maiores.

Vamos lá.

O 1º investimento que vamos falar é um dos mais simples e, embora não seja uma das melhores opções atualmente, já rende mais que a poupança.

Estamos falando do Tesouro SELIC, ou, como era antigamente conhecido, a LFT – Letra Financeira do Tesouro.

E já começamos com uma boa notícia:

Desde 01/08/2020 a taxa de custódia da B3 foi extinta para investidores que possuem até R$ 10 mil no Tesouro SELIC. Isso significa que sua rentabilidade líquida será maior. E, a partir de R$ 10 mil aplicados, por CPF, a taxa de custódia será de 0,25% a.a. Em termos práticos, para cada mil Reais adicionais a 10 mil aplicados, o investidor pagará 2,50 reais, por ano.

Trata-se de uma medida que veio a beneficiar em torno de 690 mil investidores, segundo informou o site do Tesouro Direto.

Para poder investir no Tesouro Direto, você precisará ter uma conta em uma corretora de valores. E, talvez por isso, muitas pessoas imaginem que é algo complexo e acabam não procurando tal investimento. Porém, o que essas pessoas não sabem, é que o processo de abertura de uma conta é muito simples, pode ser feito online (inclusive pelo celular) e demora em média, 1 dia útil até que você já esteja apto para operar.

Antes de saber melhor do que se trata, é importante informar que todas as aplicações feitas no Tesouro Direto possuem liquidez diária, ou seja, seja lá quando você desejar resgatar, o dinheiro estará disponível para você, sem burocracia. E, para ficar ainda melhor, rendendo diariamente!

Uma nova observação sobre a poupança: para que seu dinheiro seja rentabilizado, ele deve estar aplicado por 30 dias. Qualquer resgate realizado fora da “data de aniversário” de sua aplicação, não haverá nenhum rendimento a ser pago a você. Isso significa que se você tiver investido um dinheiro e por algum motivo precise resgatar lá pelo 28º dia ou 29º, você terá perdido qualquer que tivesse sido o valor projetado de rendimento…

Investir em Tesouro Direto é seguro? Sim. Todos os investimentos são 100% garantidos pelo Tesouro Nacional. Investir em Tesouro Direto é investir nas aplicações mais seguras que existem no país!

É um investimento que é tributado. Sim, você irá pagar Imposto de Renda. As boas notícias são que você já receberá o valor líquido. Logo, não se preocupará em como fazer o pagamento de imposto para a Receita Federal. A outra boa notícia é que ainda vai ter uma rentabilidade líquida MAIOR que a Poupança.

Trata-se de um título pós-fixado, cuja rentabilidade segue a variação da taxa SELIC. Por exemplo, em setembro/2020, a taxa SELIC vigente é 2% a.a.

Quem investe em Tesouro SELIC normalmente está preocupado em formar a sua reserva de emergência, ou seja, aquela reserva financeira que deve ser destinada para imprevistos, com por exemplo um período de desemprego, despesas relacionadas à uma obra emergencial em sua residência ou outra despesas necessária e imprevista que venha a ocorrer.

Este título não possui cupom. É um investimento muito simples. Ou seja, não existem pagamentos de juros sobre o valor investido que são creditados na conta da corretora que você tiver se inscrito. Todo o rendimento ficará disponível para o resgate (vamos falar mais adiante sobre isso, em outro post).

Para esse primeiro post, o que é necessário entender sobre esse tipo de investimento é que ele é recomendável em um cenário de alta de juros no país. Por quê? Porque seu rendimento é pós-fixado e atrelado à SELIC. Assim, quando a taxa de juros subir, seu rendimento será melhor remunerado. Já em cenários de queda de juros, o raciocínio é análogo, não sendo portanto indicado, pois quanto mais cair a taxa, menor será a rentabilidade obtida.

Para finalizar, vale informar as alíquotas de imposto de renda aplicáveis, sempre sobre o rendimento:

Para investimentos que sejam aplicados:

De 0 a 180 dias – Alíquota de Imposto de Renda = 22,5%

De 181 dias a 360 dias – Alíquota de Imposto de Renda =20%

De 360 dias a 720 dias – Alíquota de Imposto de Renda = 17,5%

A partir de 721 dias – Alíquota de Imposto de Renda = 15%

No post #2, abordaremos outros investimentos disponíveis no Tesouro Direto.

#multixplique

Este post tem 2 comentários

  1. Paulo Machado

    Parabéns, com esse site estou tirando dúvidas q sempre tive e conhecendo um novo universo, excelente conteúdo, muito esclarecedor!

    1. Hugo Elsenbusch

      Paulo, é gratificante poder ler esses comentários. Espero que volte a visitar este portal. Sempre teremos textos elucidativos. Nosso objetivo é transformar os assuntos complexos em algo mais simples e prático. Obrigado!

Deixe um comentário