Quem acompanha as publicações da Multixplique sobre investimentos, já conhece nossa opinião sobre a mais comum opção dos brasileiros para deixar o dinheiro guardado em uma “aplicação financeira”.

Quem ainda não conhece, pode clicar aqui ou clicar aqui também.

A opção historicamente preferida dos brasileiros bateu mais um recorde em 2020. O volume aplicado na poupança superou, pela primeira vez o a importância de R$ 1 trilhão. Nada menos que uma captação líquida de R$ 166,309 bilhões.

Em diversas pesquisas que são realizadas, os poupadores justificam essa preferência com os seguintes fatores:

  • Praticidade – facilidade para fazer a aplicação;
  • Sem riscos;
  • Alta liquidez;
  • Segurança – aplicação garantida pelo Fundo Garantidor de Crédito;
  • Isenção de imposto de renda;
  • Fácil entendimento.

Há alguns anos, com a taxa de juros em patamares tão baixos no país, os investimentos em renda fixa encontram “dificuldade” de atingir rentabilidades elevadas sem correr maiores riscos.

E neste cenário, as pessoas que ainda possuem dinheiro que se encontrava aplicado na poupança antes da mudança da regra do rendimento da poupança em maio/2012, tem a segurança de retorno equivalente a 0,5% ao mês, conferindo um resultado anual de 6,17% ao ano. Considerando a inflação medida pelo IPCA de 2019 (4,31%) e 2020 (4,52%), pode-se afirmar que ainda houve uma rentabilidade líquida que aumentou o patrimônio do poupador, em termos reais, mesmo sendo pouco.

Neste caso, e somente neste caso, consideramos admissível a manutenção do saldo aplicado neste tipo de aplicação financeira.

E a nova regra, não compensa?

Talvez você esteja se perguntando… “E por que não vale à pena para valores depositados a partir da nova regra de remuneração da poupança?”

A resposta é simples. Desde 04 de maio de 2012, quando a Selic ficar igual ou menor 8,5% a.a., a regra será 70% da Selic + TR. Inicialmente vigente a partir da Medida Provisória nº 567 de 2012, teve publicação da Lei 12.703, de 7 de agosto de 2012

Quando a Selic for superior a 8,5%, a regra é a “regra da poupança antiga”, ou seja, 0,5% ao mês + TR

Só para ter idéia do quanto este investimento signfica hoje, tenha em mente que:

  • Atualmente o valor da TR é zero
  • A taxa Selic na data desta publicação (21.03.21) corresponde a 2,75% a.a.

Logo, a rentabilidade da poupança atualmente é de apenas 1,925% a.a.

Em 2020, a taxa Selic começou em 4,5% a.a. porém, terminou o ano em 2% a.a., algo em torno de 1,4% a.a.

Como citamos acima, a inflação em 2020 e 2019 foram superiores a 4%, o que significa dizer que em todo esse período, quem tinha dinheiro aplicado já submetido à nova regra, perdeu dinheiro.

Como saber qual saldo rende em qual regra?

Se você possuía algum dinheiro aplicado até 03.maio.2012 e fez novos depósitos a partir de então, não precisa se preocupar. O Banco Central obriga os bancos a apresentarem os valores dos saldos depositados na poupança de forma segregada conforme as regras antiga e nova.

E se eu precisar resgatar qual saldo será debitado?

Em caso de necessidade de resgate de valores, os últimos valores aportados serão sempre os primeiros a ser resgatados, fazendo com que seja preservada a melhor remuneração do patrimônio investido, enquanto o valor solicitado para resgate não exija a retirada de valores aplicados antes da mudança.

Conclusão

Investir em poupança hoje, ou seja, colocar qualquer valor que seja nessa aplicação é um péssimo negócio. Se você possui algum dinheiro aplicado antes da mudança da regra, deve estar atento que sua rentabilidade líquida não é 6,17% a.a. Essa é a rentabilidade bruta. É preciso observar outras opções de investimentos disponíveis no mercado para decidir se manter o dinheiro investido na poupança é ou não um bom investimento.

Para calcular a rentabilidade líquida de 12 meses, segue a forma de cálculo para você fazer e ver se esta rentabilidade atende aos seus objetivos, ok?

Rentabilidade líquida = (1,0617 / (1 + variação do ipca) -1 ) x 100

Obs: Se a variação do IPCA em um determinado ano for por exemplo, 4% (quatro por cento), inserir na fórmula o valor 0,04.

E você, ainda quer ver seu dinheiro rendendo na poupança? Na regra nova ou na antiga?

#multixplique

Deixe uma resposta